Você sabia que há um novo pré-requisito nos processos seletivos de vagas de empregos para Grandes Empresas e Governo?

Mesmo que esta exigência não seja comunicada diretamente aos candidatos, você sabia que há um novo pré-requisito nos processos seletivos? Este pré-requisito existe e é de conhecimento dos recrutadores de RH.

De acordo, com a Wilma Dal Col, diretora da empresa ManpowerGroup no Brasil, empresa líder mundial em recursos humanos, em algumas posições as empresas enfrentam dificuldades, para encontrar candidatos com este perfil profissional. Talvez está dificuldade em encontrar candidatos, seja devido ao fato, que o pré-requisito faz parte do “currículo oculto”. Você sabia que existem dois currículos para os recrutadores de RH? Um é o currículo que você apresenta e o outro, o “currículo oculto” é o que os recrutadores consideram.

Veja também: Especialistas em Empreendedorismo, Descobrem os Segredos do Empreendedor de Sucesso!

Em 2020, Grandes Empresas e Governo vão abrir processos seletivos e vão exigir candidatos com o perfil empreendedor.

Apesar das empresas de RH não revelarem explicitamente aos candidatos a exigência do pré-requisito. As Grandes Empresas e o Governo esperam que o candidato tenha um perfil empreendedor.

Ter o perfil empreendedor pode fazer a diferença na hora de conquistar uma vaga.

Atualmente, ter perfil empreendedor passou a ser um pré-requisito, não só para empreender. Mas também para assumir vagas de emprego em Grandes Empresas e Governo. O interesse por candidatos com este perfil, esta relacionado as características do empreendedor.

Um profissional com o perfil empreendedor agrega valor para a organização, pois ele questiona o que é improdutivo. Tem senso de colaboração porque entende que ele fez parte do negócio. Estas características, torna o profissional mais efetivo, porque é mais focado no resultado, onde ele está compromissado.

Empreender, exige um grande potencial relacionado a criatividade, autoconfiança, detecção de oportunidades, cálculo do risco, persistência e poder de liderança. Além das características citadas acima, a pessoa com perfil empreendedor tem da facilidade para acompanhar e se adaptar as mudanças. 

Veja também: Empreendedores Quebram o Silêncio e Contam Tudo Sobre Como Ser Um Empreendedor de Sucesso!

Devido a falta de candidatos com perfil empreendedor esta sobrando vagas de emprego em Grandes Empresas, Governo e Instituições de Ensino.

O perfil empreendedor tem atraído o interesse de Grandes Empresas, Governo e das Instituições de Ensino. Devido a sua forte relação com a busca por oportunidades, persistência e comprometimento com o que faz.

Veja também: Empreendedores de Sucesso Revelam as suas Dúvidas Iniciais Sobre como Empreender?

O perfil empreendedor é valorizado pelas empresas.

Hoje, o perfil de empreendedor, é considerando uma condição de empregabilidade para muitas empresas. Recrutadores de RH, identificaram que os profissionais que tem perfil empreendedor são mais valorizados pelas empresas e permanecem mais tempo empregados.

Veja também: Descubra Agora! Se os Empreendedores de Sucesso São Bons Parceiros?

Você tem o Perfil Empreendedor?

Veja abaixo, a relação dos sete indicadores do perfil empreendedor. 

7 indicadores do perfil empreendedor

1. Você tem iniciativa?

Tomar iniciativa é uma forte característica do perfil empreendedor.

É a atitude proativa que desperta o interesse em ser um empreendedor, em ser o seu próprio chefe, ser o dono do negócio ou da empresa. Mas sem autocontrole e determinação, o trabalho pode cair em segundo plano com as muitas distrações que surgem durante a execução do empreendimento.

Uma boa indicação se você tem iniciativa é a sua participação em sua comunidade ou em grupos humanitários.

As causas sociais que não proporcionaram ganho monetário são um forte indicador do perfil empreendedor.Quem é empreendedor sabe o que é importante e no que acredita. Ao participar de causas sociais o empreendedor toma a inciativa em resolver o problema.

Está atitude demonstra um perfil proativo que não fica esperando o governo para resolver os problemas que afetam a sua comunidade.

O empreendedor, não procura culpados, vê o que tem que ser feito, vai lá e faz. Mesmo, que tenha que pagar o preço de não ter ganhos monetários, mas realizou o que se propôs a fazer.

Outro indicador do perfil empreendedor, é a mobilização de pessoas na criação de grupos ou organizações com o objetivo de resolver problemas da comunidade. O empreendedor tem poder de convocar e estimular as pessoas a participar do seu projeto, negócio ou empresa.

Você sabia que há um novo pré-requisito nos processos seletivos de vagas de empregos para Grandes Empresas e Governo?Matéria Relacionada: Você sabia que há um novo pré-requisito nos processos seletivos de vagas de empregos para Grandes Empresas e Governo?

Veja também: Especialistas em Empreendedorismo, Descobrem os Segredos do Empreendedor de Sucesso!

BAIXE Agora a matéria ou a Revista Completa no seu e-mail em PDF.

2. Você tem paixão?

O termo paixão, aplicado ao vívido interesse por um ideal, causa ou atividade. Paixão, é um sentimento intenso que motiva a vencer desafios para alcançar um objetivo.

Mas é a diferença entre “estar apaixonado” e “ser apaixonado”, que identifica se a pessoa tem um perfil empreendedor:

  • Na expressão, “estar apaixonado”, o termo “estar” tem o significado de apresentar uma condição não permanente.
  • Na expressão “ser apaixonado”, o termo “ser” tem o significado de existência real, é uma característica pessoal. Ou seja, “ser” é o que identifica e representa uma pessoa.

Estar apaixonado, é um dos sentimentos mais nobres que um ser humano pode sentir. Precisa estar apaixonado para superar as dificuldades e obstáculos de empreender no Brasil.

Começar um empreendimento ou a própria empresa, raramente é um sucesso da noite para o dia. Uma grande paixão é um fator motivador para enfrentar as dificuldades e persistir até alcançar o seu objetivo.

Você sabia que há um novo pré-requisito nos processos seletivos de vagas de empregos para Grandes Empresas e Governo?

Matéria Relacionada: Especialistas em Empreendedorismo, Descobrem os Segredos do Empreendedor de Sucesso!

Veja também: Empreendedores Quebram o Silêncio e Contam Tudo Sobre Como Ser Um Empreendedor de Sucesso!

BAIXE Agora a matéria ou a Revista Completa no seu e-mail em PDF.

3. Você tem habilidade interpessoal?

Ter habilidade interpessoal, significa dominar a arte do relacionamento pessoal, ou seja, tudo envolve a relação entre duas ou mais pessoas.

A habilidade interpessoal é uma característica que facilita os relacionamentos com outras pessoas.

Ser um ermitão ou ser solitário nato, não o descarta como um empreendedor, mas a falta de bom senso social pode prejudicar o seu sucesso.

Ter habilidades com as pessoas sugere que ser empreendedor pode ser mais efetivo em suas negociações. A comunicação interpessoal é uma necessidade em qualquer empreendimento.

O empreendedor que tem domínio das habilidades interpessoal pode formar parcerias, atrair mais clientes e desenvolver um networking.

Você sabia que há um novo pré-requisito nos processos seletivos de vagas de empregos para Grandes Empresas e Governo?

Matéria Relacionada: Empreendedores Quebram o Silêncio e Contam Tudo Sobre Como Ser Um Empreendedor de Sucesso!

Veja também: Empreendedores de Sucesso Revelam as suas Dúvidas Iniciais Sobre como Empreender?

BAIXE Agora a matéria ou a Revista Completa no seu e-mail em PDF.

4. Você tem resiliência?

O termo resiliência, tem como significado a capacidade da pessoa lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas.

O perfil empreendedor tem forte resiliência, que é a capacidade de se adaptar e entender as transformações que estão ocorrendo. Um empreendedor resiliente consegue abandonar as ideias originais para adaptá-las as novas perspectivas e transformá-las em nova ideias.

O poder de adaptação do perfil empreendedor é muito grande, mas isto, não significa que ele desista do seu objetivo. Desistir, não é uma característica do empreendedor resiliente.

Outra característica, é a capacidade de não desistir enquanto não atingir o objetivo que se propôs a realizar. Mesmo que signifique ter que recriar o mesmo negócio várias vezes até acertar.

Apesar das várias razões externas para desistir, o empreendedor resiliente sabe em seu íntimo que a melhor opção é a persistência.

O empreendedor resiliente é guiado por sua voz interior que diz: “eu acredito em você, siga em frente, não desista, você é capaz”.

Você sabia que há um novo pré-requisito nos processos seletivos de vagas de empregos para Grandes Empresas e Governo?

Matéria Relacionada: Empreendedores de Sucesso Revelam as suas Dúvidas Iniciais Sobre como Empreender?

Veja também: Descubra Agora! Se os Empreendedores de Sucesso São Bons Parceiros?

BAIXE Agora a matéria ou a Revista Completa no seu e-mail em PDF.

5. Você tem criatividade?

Ser criativo, não é um dom, é uma habilidade pessoal que está presente em todos, só precisa ser estimulada e treinada. Ter ideias criativas facilitam a vida de todas as pessoas, pois desenvolvem atitudes mais otimistas.

A criatividade é uma característica do perfil empreendedor, faz a diferença na criação de um novo negócio ou no posicionamento de uma nova marca no mercado. Criatividade é um componente comum de todos os seres humanos, alguns desenvolvem mais a criatividade do que outras pessoas.

O empreendedorismo é uma atividade que auxilia no desenvolvimento da criatividade. Pesquisas identificaram que embora apenas 47% das pessoas sejam pensadores criativos, a porcentagem salta para mais de 3/4 (três quartos) quando se olha para empreendedores.

Encontrar maneiras diferentes e inovadoras para resolver problemas comuns requer um pensamento criativo. O empreendedorismo é um ambiente que favorece a criatividade.

Você sabia que há um novo pré-requisito nos processos seletivos de vagas de empregos para Grandes Empresas e Governo?

Matéria Relacionada: Descubra Agora! Se os Empreendedores de Sucesso São Bons Parceiros?

Veja também: Como ser um Empreendedor de Sucesso? 7 sete etapas para ser um empreendedor.

BAIXE Agora a matéria ou a Revista Completa no seu e-mail em PDF.

6. Você tem competitividade?

A competitividade é saudável, proporciona um ambiente desafiador, inovador e criativo.

Ter competitividade significa pôr a sua mente e energia para realizar uma tarefa ou trabalho da melhor maneira possível, desenvolvendo ideias para produzir mais e melhor, em menos tempo.

O perfil empreendedor, é competitivo, busca melhor os seus resultados, tem uma visão sistêmica da competição, valoriza os outros competidores. Muita atenção, para não confundir o perfil competitivo com o perfil competidor, pois são totalmente diferentes, o último não tem visão sistêmica da competição.

Está é a razão pela qual algumas empresas recrutam atletas para posições de vendas e negócios. O desejo de criar estratégias para melhorar a performance, vencer competições e atingir as metas se traduz perfeitamente nos negócios.

Um perfil competitivo estimula a busca pela superação, o importante não é apenas vencer outros competidores, mas superar os seus próprios resultados.

Ótima Notícia: Agora Qualquer Um Pode Ser um Empreendedor

Matéria Relacionada: Você sabia que há um novo pré-requisito nos processos seletivos de vagas de empregos para Grandes Empresas e Governo?

Veja também: Como ser um Empreendedor de Sucesso? 7 sete etapas para ser um empreendedor.

BAIXE Agora a matéria ou a Revista Completa no seu e-mail em PDF.

7. Você gosta de trabalhar?

O empreendedor gosta do que faz e realiza o trabalho com prazer, pois é apaixonado pelo seu projeto, negócio ou empresa. Entre tantas atividades e ramos de atividade escolheu este para empreender. Por estes motivos que deve escolher uma área que tenha afinidade.

Fazer o que gosta é motivador e envolvente, as horas passam sem perceber o dia termina e o empreendedor não vê. No dia seguinte fica entusiasmado para retornar ao trabalho e dar continuidade no que estava fazendo, pois falta pouco para atingir as suas metas e objetivos.

O empreendedor tem orgulho de falar do seu trabalho e das atividades que realiza, quando questionado por que trabalha tanto, afirma que fazer o que gosta não é trabalho. Busca o conhecimento em cursos, especializações e leituras específicas da área. 

Ótima Notícia: Agora Qualquer Um Pode Ser um Empreendedor

Matéria Relacionada: Você sabia que há um novo pré-requisito nos processos seletivos de vagas de empregos para Grandes Empresas e Governo?

Veja também: Como ser um Empreendedor de Sucesso? 7 sete etapas para ser um empreendedor.

BAIXE Agora a matéria ou a Revista Completa no seu e-mail em PDF.

Gostou da matéria? Deixe o seu comentário, a sua opinião é muito importante para definir as próximas matérias e edições da Revista do Empreendedor: oportunidade-de-negocio.com .


Veja mais conteúdos que podem te interessar

oportunidade-de-negocio.com

A Revista do Empreendedor possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Matérias e artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e pessoas interessadas em adquirir conhecimento qualificado sobre empreendedorismo, ganhar dinheiro, ganhar renda extra e oportunidades de negócios.

Deixe uma resposta

oportunidade-de-negocio.com